Com mais de 110 milhões de brasileiros na Internet, estima-se que mais de 70% dos negócios entre empresas começam com uma visita ao website do futuro fornecedor. O consumidor final também possui o hábito de buscar produtos, comparar funcionalidade e preço na internet, antes de realizar a compra direta nas lojas físicas, ou nas lojas virtuais. Parte destes acessos é originada por dispositivos móveis, ou seja, celular e tablet. Já são mais de 40 milhões de smartphones no Brasil. Será que o site da sua empresa está preparado para receber e encantar os visitantes de dispositivos móveis ?

site responsivo

O que é site responsivo?

Site responsivo é o website que foi desenvolvido para ser visualizado no computador, celular e tablet. Dessa maneira, quando visualizado nos dispositivos menores, o layout se adapta e mantém um padrão adequado de visualização e navegação.

É comum alguns empresários abrirem seu site no celular e acharem que é responsivo porque “funciona”. Na prática, todos os sites vão “funcionar” no smartphone, exceto se tiverem alguma tecnologia muito específica.  Sites não preparados para celular exigem do visitante uma ginástica para aumentar e diminuir as telas, e em alguns pontos corta algumas áreas e impossibilita a leitura. 

Como um site responsivo pode influenciar nas vendas

A criação de um site responsivo pode ajudar de duas formas:

1) Atração de visitantes

Um site responsivo tem maior relevância no mecanismo de busca do Google. Já faz algum tempo que isso ocorre, mas desde 21 de abril de 2015 o Google está com um novo algoritmo que penaliza os sites não responsivos.

As empresas com site responsivo tem um fator a mais para estar nas primeiras páginas do Google. Mais tráfego significa mais oportunidades de vendas.

2) Encantamento e conversão

Quando um visitante entra em um site responsivo, ele tem mais facilidade de navegar e obter as informações Dessa maneira, ele fica mais tempo no site e tem mais chance de conversão: captação de e-mail, solicitação de contato ou orçamento e, até mesmo, vendas, no caso de uma loja virtual.

Como transformar meu site em responsivo

Na maioria dos casos esta transformação exige a reconstrução do site. Aliás, vários sites com mais de dois anos devem ser reconstruídos. As tecnologias mudaram nos últimos anos, assim como o padrão de layout e navegação.

Em alguns casos, uma simples manutenção pode tornar o responsivo. No entanto, é importante verificar se já não é hora de aproveitar para criar um novo site, lembrando que estamos falando de um dos principais canais de venda e divulgação das empresas, cuja tendência é crescer ainda mais.

Alguns empreendedores pensam da seguinte forma: “Acabei de investir em um site, agora tenho que esperar algum tempo”. Essa decisão deve ser baseada em no quanto sua empresa vai perder de oportunidades,  e não na “depreciação de investimento”.

O site serve para atrair visitantes e promover vendas. Se o website não cumprir esse papel da melhor forma possível, sua empresa vai perder oportunidades para seus concorrentes. Vale investir “x” para ter retorno de “15x” em um ano? Essa é a conta correta a se fazer.

Fonte: http://www.esauce.com.br

 

Desenvolvido por Retina Digital